Laudo Técnico das Instalações Elétricas (“Laudo Elétrico”)

Serviço que contempla os aspectos técnicos das instalações elétricas com a inspeção das instalações elétricas, medição, realização de ensaios não destrutivos e emissão de parecer, segundo as recomendações da NBR 5410:2004 / 60079 / 600439 / 14.039 / 5413 / 5419 e outras, além de NR10.

O Laudo Elétrico é parte integrante do RTI – Relatório Técnico de Inspeções exigido no item 10.2.4.g da NR10.

Também tem a finalidade de atestar as Instalações Elétricas diante dos requisitos das demais autoridades (Certificadoras, Prefeituras, Corpo de Bombeiros, Seguradoras).

E agora, diante da publicação da Portaria 1078 do MTE que estabelece o ADICIONAL DE PERICULOSIDADE,  tem  importante função no processo de mitigação dos riscos para eliminar o adicional.

 

Diagnóstico NR10  (Laudo NR10): 

Serviço de diagnóstico do sistema de gestão da segurança elétrica da empresa com a finalidade de verificar o grau de implementação dos requisitos da NR 10.  Este serviço contempla os aspectos administrativos, documentais e de procedimentos de segurança, apontando as não-conformidades e um plano de ação para adequação.

O Diagnóstico NR10 é outra parte integrante do RTI – Relatório Técnico de Inspeções exigido no item 10.2.4.g da NR10

 

Laudo de Estimativa de Energia Incidente e definição da ATPV: 

Serviço de levantamento de dados em campo e cálculo estimativo do potencial de energia incidentes nos principais pontos das instalações elétricas, com o fim de definir o ATPV – Arc Thermal Perfomance Value dos EPI em tecido resistente ao fogo (item 10.2.9.2 da NR10).

 

Laudo de Periculosidade Elétrica – Anexo IV da NR16: 

Serviço de análise das atividades em eletricidade e exposição aos  riscos elétricos, inspeção das instalações elétricas, análise das medidas de controle e adequação à NR10 para emissão do Laudo de Periculosidade para os cargos envolvidos.  Além de estabelecer a existência ou não da Periculosidade, o Laudo tem a função de diagnosticar os riscos existentes e apontas as soluções para que a empresa possa mitigar os riscos e eliminar o adicional.

 

Os relatórios acima devem ser elaborados de forma integrada, aplicando-se conceitos coerentes que atendam simultaneamente as normas técnicas, as normas de segurança do trabalho, o sistema de gestão da manutenção elétrica, o sistema de gestão da segurança elétrica e o sistema de gestão de Saúde, Ambiente e Qualidade da empresa. 

Os Laudos deverão ser elaborados por profissional legalmente habilitado (item 10.2.7).